CDH do Senado aprova proposta que proíbe aborto legal após a 22ª semana de gestação

CDH do Senado aprova proposta que proíbe aborto legal após a 22ª semana de gestação

Foto: Geraldo Magela (Agência Senado)

Em uma sessão simbólica, a Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado aprovou nesta quarta-feira (15) projeto que proíbe, sem exceções, o aborto legal após 22 semanas de gestação. A proposta segue para análise das comissões de Assuntos Sociais (CAS) e de Constituição e Justiça (CCJ).


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


A proposta altera o Código Civil para assegurar que, a partir da 22ª semana, o nascituro tenha direito “inviolável ao nascimento sadio e harmonioso”. A partir da 23ª semana, o aborto passaria a ser proibido mesmo nos casos atualmente permitidos por lei ou decisões judiciais, risco de vida da gestante, gravidez por estupro e fetos anencéfalos.


Em situações de risco grave à vida da mulher, o texto prevê parto antecipado e determina esforços para preservar a vida do feto. Fetas inviáveis antes da 22ª semana não são mencionados explicitamente, nem autorizados ou proibidos de forma clara.


O assunto volta a ganhar força no Congresso, onde parlamentares conservadores têm apresentado propostas semelhantes. Entre eles, os senadores Damares Alves (Republicanos-DF), presidente da CDH, e Eduardo Girão (Novo-CE), relator do projeto. A iniciativa estabelece ainda que o Estado deverá defender direitos do feto, incluindo curadores especiais e a atuação da Defensoria Pública.


Pela legislação vigente, o aborto é crime, com exceções legais: em caso de risco à vida da gestante, gestação decorrente de estupro ou fetos anencéfalos. este último reconhecido recentemente pelo STF como causador de inviabilidade. Até o momento, não há lei que estabeleça limite temporal para o aborto legal, embora decisões judiciais e normas técnicas costumem impedir procedimentos após 22 semanas.


O projeto deverá agora ser avaliado por CAS e CCJ, etapas que podem alterar seu conteúdo ou barrá-lo.


Leia mais

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Governo federal lança programa de reforma de casas e defende ação para invisíveis Anterior

Governo federal lança programa de reforma de casas e defende ação para invisíveis

Assembleia aprova abono salarial como forma de incentivo aos professores da rede Estadual Próximo

Assembleia aprova abono salarial como forma de incentivo aos professores da rede Estadual

Política